Resenha: O teorema Katherine


Terminei de ler "O teorema Katherine" já faz uns dois meses meses e acabei demorando para escrever a resenha dele. Mas aqui estou e já deixo claro que o livro é muito bonito, como de costume chorei em algumas partes (mas não que o livro seja triste, tá?). O autor do livro é o John Green, inclusive um dos meus escritores preferidos. Já li "A culpa é das estrelas" e agora estou lendo "Cidades de papel", os dois escritos por ele também.



Colin Singleton é um ex-garoto prodígio, capaz de responder grande parte das coisas que você nem sonha em perguntar, viciado em anagramas e com uma estranha obsessão por Katherines. Mas veja bem, não é Katarina, Catherine ou Caterina e sim K-A-T-H-E-R-I-N-E. Ele já namorou dezenove meninas com esse nome, apesar de nem todos namoros terem sido longos (pelo contrario alguns não passaram de uma semana).

Eu não acho que seja possível preencher um espaço vazio com aquilo que você perdeu. Não acho que nossos pedaços perdidos caibam mais dentro da gente depois que eles se perdem. Agora foi a minha ficha que caiu: se eu de alguma forma a tivesse de volta, ela não encheria o buraco que a perda dela deixou.

Depois do seu último ("pé na bunda") término com a décima nona Katherine ele e seu amigo Hassan resolvem fazer uma viagem de carro sem destino. O livro todo se passa praticamente na primeira parada deles: Gutshot. A visita acaba se prolongando, pois eles conseguem um emprego e lá Colin tem seu momento "eureca"e então começa a desenvolver um teorema para prever o futuro de um relacionamento (quem será o Terminante e o Terminado).



Me emocionei com o livro, os detalhes tão bem descritos pelo autor faz dele uma obra inspiradora, tanto para os Terminantes quanto para os Terminados. Acho que na realidade não importa realmente quais deles você seja. O livro também conta com notas no rodapé e muitas delas contribuem para que a leitura seja tão agradável e divertida, então não deixe de ler tanto as notas quanto o livro. Ah, e ele também tem várias frases lindas. Separei algumas delas pra vocês:

"Os livros são o melhor exemplo de Terminado: deixe-os de lado e eles o esperarão para sempre; dê-lhe atenção e sempre retribuirão seu amor."

"Eu serei esquecido, mas as histórias ficarão. Então, nós todos somos importantes – talvez menos do que muito, mas sempre mais do que nada."

"É possível amar muito alguém, ele pensou. Mas o tamanho de seu amor por uma pessoa nunca vai ser páreo para o tamanho da saudade que você vai sentir dela."

E ai, alguém já leu? O que achou?
Beijos


(Fotos: Melina Souza)

6 comentários:

  1. Fiquei instigada a ler
    seguindo teu blog e fanpage
    http://www.jeitosimplesdeser.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu to louca pra ler esse livro, assim como outros do John Green (o primeiro e único que até agora li dele foi ACEDE e me apaixonei), e ler essas frases só deu mais vontade aaaah :'(

    Beijocas, Letícia.
    http://ladodecoragem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então leia que é ótimo, esse que você leu eu ainda não li.
      Beijos

      Excluir
  3. Já li o livro, é realmente perfeito como todos do John Green haha. Tenho todos dele, pois é meu escritor favorito. E a propósito, também estou lendo Cidades de Papel :)

    http://anti-sociedade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir